APRESENTAÇÃO  DO  PROJECTO  MUS-E  PORTUGAL

mus-e

Introdução

Yehudi Menuhin (1916-1999), um dos maiores intérpretes musicais do século XX e um humanista excepcional, fundou, em 1991, a International Yehudi Menuhin Foundation, com sede em Bruxelas, com o objectivo de coordenar e desenvolver acções e projectos culturais “para dar voz aos que não têm voz”. Nesse sentido e valorizando a importância das expressões artísticas no desenvolvimento das crianças, em 1993, Menuhin, em colaboração com Werner Schmitt, director da escola de música do Conservatório de Berna, concebeu um projecto com finalidades artísticas, pedagógicas e sociais: o Projecto MUS-E.

Este Projecto, de grande repercussão internacional, iniciou-se, na Suíça, em 1994 e, actualmente, desenvolve-se em 10 países europeus (Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Hungria, Itália, Kosovo, Liechtenstein, Portugal e Suíça) e em Israel, abrangendo mais de 500 escolas e de 40.000 crianças.

Ao longo dos anos, a Fundação Internacional Yehudi Menuhin (I.Y.M.F.) e o Projecto MUS-E Internacional obtiveram diversas distinções, destacando-se o Prémio Internacional Calouste Gulbenkian, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 2011.

Yehudi Menuhin visitou Portugal, contactando o Ministério da Educação e outras instituições, com o intuito de iniciar o Projecto MUS-E no nosso país. Com efeito, em Janeiro de 1996, o MUS-E foi introduzido em Portugal sob o impulso de Helena Vaz da Silva e de Cristina Brito da Cruz, com o apoio do Departamento de Educação Básica do Ministério da Educação. A Escola EB1 nº 1 de Algés, a primeira escola onde se iniciaram as actividades do MUS-E, seria visitada, em 1998, por Yehudi Menuhin, que a descreveu como “l’ École de mes rêves”.

menuhin em oeiras

(Yehudi Menuhin – visita à Escola de Algés)

Em 2000, a coordenação do Projecto foi assumida pela Associação Yehudi Menuhin Portugal (A.Y.M.P.), mantendo-se, até 2012, o apoio do Ministério da Educação.

Actualmente, a Direcção da A.Y.M.P. é presidida pelo Dr. Guilherme d’Oliveira Martins, sendo a Assembleia Geral presidida pelo Prof. Eduardo Marçal Grilo e o Conselho Fiscal pelo Prof. Manuel Pinto Barbosa.

Objectivos

O Projecto MUS-E tem por objectivo desenvolver as áreas de expressão artística nas escolas públicas do 1º ciclo e na educação pré-escolar, sensibilizando as crianças para a fruição da arte e possibilitando-lhes o acesso a formas de expressão e de comunicação diversificadas. Ao constatar a existência de situações de violência, de racismo e de exclusão escolar e social, com consequências graves no abandono, absentismo e insucesso escolar de crianças muito jovens, o MUS-E propõe-se também contribuir para a prevenção e resolução desses problemas.

De acordo com os princípios do Projecto português, as escolas onde o MUS-E se desenvolve são seleccionadas por servirem grupos populacionais socialmente desfavorecidos e em que se faz notar, de forma significativa, a presença de crianças oriundas de culturas minoritárias, nomeadamente, africanas, ciganas e de países do Leste Europeu. Essa selecção é realizada pela Direcção da Associação Menuhin Portugal, após solicitação expressa pelos órgãos directivos escolares e, nos casos aplicáveis, parecer favorável do Ministério da Educação.

Metodologias

O Projecto MUS-E não é baseado num método didáctico, antes incentivando a concepção de metodologias flexíveis e adequadas aos intervenientes e às situações específicas de cada actividade promovida. Recusando qualquer dogmatismo, não se exclui que essas metodologias possam adaptar ou interligar criativamente metodologias pré-existentes.

No entanto, fica claro que as metodologias utilizadas tem que ser coerentes com os objectivos do Projecto e, como tal, devem basear-se numa pedagogia assente na participação interveniente e criativa de todas as crianças nas actividades, bem como na cooperação, no respeito pelas diferenças e na responsabilização individual.

Sessões regulares nas turmas

As sessões regulares do Projecto MUS-E integram-se nas actividades curriculares da escola, ocupando, ao longo de todo o ano lectivo, tendencialmente, 10% do tempo curricular total e repartem-se por três áreas principais: área de Expressão Dramática, área de Expressão Musical e área de Movimento e Dança; por vezes, outras áreas artísticas também são contempladas. As sessões realizadas atendem à diversidade cultural da população de cada escola, integrando actividades artísticas das culturas de origem de todos os alunos.

Estas sessões são planificadas e avaliadas conjuntamente com as professoras/es e educadoras/es e contam com  participação das/os mesmas/os.

Outras actividades

Além das sessões regulares com os alunos, o MUS-E promove iniciativas muito diversificadas nas escolas e comunidades onde está inserido, como sejam a organização e participação em diversos eventos escolares e comunitários, a realização de sessões integrando trabalho interdisciplinar e transdisciplinar e a realização de sessões abertas envolvendo pais, outros familiares e alunos.

O Projecto promove também a realização de workshops artísticos e pedagógicos para professoras/es e educadoras/es e todos os outros profissionais a trabalhar nas escolas, bem como a cooperação com Escolas Superiores de Educação e outras instituições do Ensino Superior das áreas das Artes, das Ciências da Educação, da Psicologia e da Sociologia.

Para promover a partilha de experiências e a formação dos Animadores Artísticos, o MUS-E organiza os Encontros Nacionais de Animadores e Artistas do Projecto MUS-E.

Menuhin visita Alges

(Yehudi Menuhin – visita à Escola de Algés)

Disseminação

No ano lectivo de 2014/15, o Projecto MUS-E abrangeu quatro escolas em diferentes regiões do país:

– Escola EB1/JI da Cruz da Picada (Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício), no Bairro da Malagueira, concelho de Évora;

– Jardim de Infância da Cruz da Picada (Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício), no Bairro da Malagueira, concelho de Évora;

– Escola EB1 de São Teotónio (Agrupamento Vertical de Escolas de S. Teotónio), em S. Teotónio, concelho de Odemira;

– Escola EB1/JI Pedro Álvares Cabral (Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro), no Bairro dos Navegadores, concelho de Oeiras.

Em anos anteriores, o MUS-E esteve também na Escola EB1/JI n.º 1 de Algés, posteriormente designada Escola EB1/JI Sofia de Carvalho (concelho de Oeiras), na Escola EB1/JI de São Lourenço (concelho de Vila Nova de Gaia); nas Escolas EB1 do Cerco e EB1/JI do Lagarteiro (ambas no concelho do Porto), nas Escolas EB1 da Quinta do Alçada e Escola EB1 de Marrazes (ambas no concelho de Leiria), na Escola EB1 de S. Gens (concelho de Matosinhos) e no CED D.ª Maria Pia  (Casa Pia de Lisboa).

Estrutura organizativa

Gestor do Projecto

O Projecto MUS-E Portugal é dirigido pelo Gestor do Projecto, o qual é membro da Direcção da Associação Yehudi Menuhin Portugal e é nomeado por esta. O Gestor do Projecto é o responsável pelo funcionamento geral do mesmo, cabendo-lhe zelar pelo cumprimento dos seus objectivos, pelo bom desenvolvimento das actividades e pela sua eficaz divulgação. Cumpre-lhe também elaborar o relatório anual de actividades e contas e propor à Direcção da AYMP o plano de actividades e o orçamento para o ano subsequente. Cabe-lhe ainda seleccionar os Coordenadores Locais, organizar e dirigir reuniões trimestrais com esses Coordenadores, visitar todas as escolas onde o Projecto está implantado (observando sessões MUS-E e reunindo com o Coordenador Local, os Animadores Artísticos, os órgãos de direcção dos Agrupamentos Escolares, os órgãos de coordenação das escolas e os professores), promover e organizar os Encontros Nacionais de Animadores e Artistas e outros eventos a nível nacional.

Compete-lhe ainda representar o MUS-E Portugal a nível nacional e internacional, designadamente, no âmbito de iniciativas promovidas pela International Yehudi Menuhin Foundation.

avatar_pedroO cargo de Gestor do Projecto é actualmente exercido por Pedro Saragoça Martins,  licenciado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, com uma pós-graduação de dois anos na área de Formação de Professores pela mesma Universidade.

O Gestor do Projecto é co-adjuvado pela Assessora da Direcção da AYMP, a qual também assegura as áreas Administrativa e Financeira, bem como os contactos com todos os elementos envolvidos no Projecto. Actualmente, esse cargo é exercido por Maria Leonor Cambournac.

Coordenadores Locais

Em cada escola (ou grupo de escolas, quando situadas no mesmo concelho ou em concelhos vizinhos), o Projecto é gerido por um Coordenador Local.

No âmbito das suas funções, os Coordenadores Locais seleccionam os Animadores Artísticos para as escolas sob sua responsabilidade, visitam essas escolas regularmente, participam nas reuniões dos órgãos directivos escolares em que o Projecto seja objecto de planificação ou de avaliação, cooperam com os órgãos directivos dos Agrupamentos em que essas escolas se inserem, organizam e dirigem reuniões com os Animadores Artísticos e angariam subsídios a nível concelhio ou regional.

Também lhes compete promover actividades de formação para as professoras/es, educadoras/es e outros profissionais das escolas, promover actividades para e com os familiares dos alunos (sessões abertas e outras) e para a comunidade envolvente, bem como contribuir para a visibilidade do Projecto, nomeadamente, actualizando os conteúdos dos blogs dos MUS-E locais, integrados no website da AYMP.

Os Coordenadores Locais, no ano escolar 2014/15, foram os seguintes:

• MUS-E/Évora: Mercedes Prieto.
  • MUS-E/Odemira: Tiago Pereira (Setembro a Dezembro) e Mariana Parreira (Janeiro a Junho).
  • MUS-E/Oeiras: Efthimios Angelakis.

Animadores Artísticos

Os responsáveis pelo trabalho directo com as crianças são os Animadores Artísticos do Projecto, ou seja, profissionais com formação pedagógica e especializados nas diferentes áreas artísticas ou artistas com competência pedagógica. Trabalhando em colaboração estreita com as/os professoras/es das escolas, os Animadores Artísticos desempenham um papel decisivo na prossecução dos objectivos do Projecto.

Os Animadores Artísticos são rigorosamente seleccionados após análise do seu currículo profissional e a realização de entrevistas em que é avaliada a adequação das suas capacidades ao trabalho específico a desenvolver em cada escola.

Avaliação e pareceres

A nível externo, o Projecto MUS-E, enquanto foi apoiado pelo Ministério da Educação, foi avaliado anualmente por este, tendo merecido sempre avaliação positiva.

Em 2006, o Projecto MUS-E foi sujeito a um detalhado e rigoroso processo extraordinário de avaliação, solicitado pelo Ministério da Educação e realizado por uma entidade independente, o IESE. As conclusões dessa avaliação sobre o trabalho desenvolvido pelo MUS-E Portugal ao longo de dez anos consecutivos são, na generalidade, extremamente positivas, recomendando ao Ministério a continuação do apoio e o alargamento do Projecto. Estas conclusões estão sintetizadas no capítulo Projecto MUS-E, Resultados de uma Avaliação Externa dos Cadernos Sociedade e Trabalho, n.º 10, com coordenação de António Oliveira das Neves e edição do MTSS / GEP.

Os bons resultados alcançados pelo MUS-E nas diversas escolas em que está implantado também têm sido realçados em pareceres emitidos por muitos Coordenadores de Escolas, membros de órgãos directivos de Agrupamentos Escolares, professores, Associações de Pais e Encarregados de Educação e autarcas, bem como pelos resultados das Provas de Aferição.

A nível interno, os Coordenadores Locais apresentam relatórios trimestrais e anuais do trabalho desenvolvido em cada escola, os quais são analisados e discutidos em reuniões com o Gestor do Projecto. Por seu lado, o Gestor do Projecto elabora o relatório nacional anual, o qual, depois de aprovado pela Direcção da A.Y.M.P., é apresentado em Assembleia Geral, para discussão e votação.

A nível internacional, o trabalho desenvolvido pelo MUS-E Portugal tem sido considerado como um exemplo de boas práticas pela International Yehudi Menuhin Foundation. Como prova do apreço pelo trabalho desenvolvido pela Associação Menuhin Portugal, a I.Y.M.F. tem distinguido a A.Y.M.P. com convites para a co-organização de diversos eventos com repercussão internacional, com especial destaque para a Conferência Europeia “Let’s MUS-E Together”, realizada na Fundação Calouste Gulbenkian.