100º Aniversário de Yehudi Menuhin e
20º Aniversário do MUS-E Portugal

CicloConferencias1ª

Yehudi Menuhin (1916-1999), violinista e maestro, foi um dos maiores intérpretes musicais do século XX e um humanista excepcional. Considerava-se um cidadão do mundo e, durante toda a sua vida, participou activamente no combate à exclusão social e na defesa dos direitos das minorias étnicas.

Em 1991, fundou a International Yehudi Menuhin Foundation, com o objectivo de coordenar e desenvolver projectos artísticos e culturais “para dar voz aos que não têm voz”. Nesse sentido e valorizando a importância das expressões artísticas no desenvolvimento das crianças, Yehudi Menuhin concebeu, em 1993, um projecto com finalidades artísticas, pedagógicas e sociais: o Projecto MUS-E.

O MUS-E desenvolve-se em 11 países, entre os quais Portugal. Em 1998 Yehudi Menuhin visitou a escola onde o Projecto MUS-E Portugal se iniciou – a Escola n.º 1 de Algés – caracterizando-a como a escola dos meus sonhos!

Yehudi Menuhin - visita à Escola de Algés

Yehudi Menuhin – visita à Escola de Algés

No âmbito das comemorações do 100º aniversário de Yehudi Menuhin e do 20º aniversário do MUS-E Portugal, a Associação Yehudi Menuhin Portugal, em colaboração com o Centro Nacional de Cultura, vai organizar um ciclo de três conferências.

• A 1ª Conferência, dedicada à vida e obra de Yehudi Menuhin, realizar-se-á no dia 25 Janeiro, às 18 horas, no Centro Nacional de Cultura (Galeria Fernando Pessoa). Serão oradores Guilherme d’Oliveira Martins (presidente da Direcção da AYMP), Eduardo Marçal Grilo (presidente da Mesa da Assembleia Geral da AYMP), Cristina Brito da Cruz (membro da Direcção da AYMP) e Werner Schmitt (Vice-Presidente da IYMF).
  • A 2ª Conferência, em Fevereiro, versará o Projecto MUS-E, na sua vertente internacional.
  • A 3ª Conferência, a realizar em Abril, será centrada no Projecto MUS-E Portugal, enquanto projecto de educação artística generalista.